quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BONS AMIGOS


BONS AMIGOS, em tom de brincadeira, já “reclamaram” por ainda não terem “aparecido” no meu Blog... Então dedico esta a vocês, nossos BONS AMIGOS!

Na casa de um destes bons amigos estávamos a almoçar e num certo momento da refeição meu filho alcançou-me um copo com suco. Achei que era para eu prová-lo, mas não, era para eu ler o que estava escrito no copo... Lá estava a estampa a cima com o mesmo dizer. Fiquei contente e ao mesmo tempo orgulhoso pela percepção que ele tem das coisas e do momento que est(ou)amos vivendo.

“NOS ALTOS E BAIXOS DA VIDA” Por muitas vezes pessoas tem se achegado à secretaria das Comunidades onde trabalhei e, na sequência, ao meu gabinete pastoral e começado a “se justificar” por estarem ausentes das atividades comunitárias e cultos e atrasados com as contribuições... Busquei sempre ser acolhedor e inclusivo e minha frase tem sido mais ou menos esta: “- A vida é assim, cheia de altos e baixos! E tudo tem o seu tempo! A vida às vezes é como se estivéssemos numa montanha russa. Além dos altos e baixos... em alguns momentos ela nos deixa até de cabeça para baixo, mas nunca fora dos trilhos!” E se “é da vida” estes “altos e baixos”, então todos nós, em maior ou menor proporção, os vivemos. O mais importante é estarmos atentos a “como” os vivemos. E um grande diferencial é quando temos ao nosso lado ou na outra ponta da gangorra, BONS AMIGOS.

“BONS AMIGOS” Será que seria necessário o adjetivo “BONS” à frente de “AMIGOS”? Há quem defenda que amigos verdadeiros são sempre bons... e que não exista “maus amigos”... pois, se são maus, não são amigos. Preciso contrapor esta idéia e constatar que às vezes somos “maus amigos”. De uma ou de outra forma, na maioria delas involuntariamente, decepcionamos, magoamos, nos omitimos, mesmo sendo BONS AMIGOS. E quem sabe até haja também inimigos, que podemos adjetivá-los de bons e maus. Bons por que nos poupam de sofrimentos e perseguições ainda maiores e maus quando efetivamente tramam contra a gente. Na Bíblia encontramos menção a “boas cidades”(Dt 6.10), “boas terras”(Dt 8.12, Mc 4.8, Lc 8.8), “boa(s) palavra(s)”(Js 21.45, 23.14, 1 Rs 12.7, Pv 12.25, Hb 6.5); “bom caminho”(1 Rs 8.36, Jr 6.16); “boa inteligência”(Pv 13.15); “boa vontade”(Pv 14.9, 2 Co 8.12, 12.9, 12.15, Ef 6.7, 1 Pe 5.2); “bom nome”(Pv 22.1, Tg 2.17); “boas novas”(2 Rs 7.9, Pv 15.30, 25.25, Is 40.9, Na 1.15, Hb 4.2); “boa fama”(Ec 7.1, 2 Co 6.8, Fp 4.8); “boa(s) obra(s)”(Mt 5.16, At 9.36, 2 Co 9.8, Ef 2.10, Fp 1.6, 2 Ts 2.17, 1 Tm 5.25,Tt 1.6, 2.7, 3.8, 1 Pe 2.12); “boa(s) dádiva(s)”(Mt 7.11, Lc 11.13, Tg 1.17); “bons frutos”(Mt 7.17); “boas cousas”(Is 52.7, Jr 12.6, Mt 12.35,); “boa semente”(Mt 13.24 e 38, “bom tempo”(Mt 16.2); “boa ação”(Mt 26.10, 14.6); “bom mestre”(Mc 10.17, Lc 18.18); “bom tesouro”(Lc 6.45); “boa parte”(Lc 10.42); “bom vinho”(Jo 2.10); “bom pastor”(Jo 10.11); “boa reputação”(At 6.3); “bom testemunho”(At 16.2, 1 Tm 3.7, Hb 11.39); “bom ministro”(1 Tm 4.6); “bom combate”(1 Tm 6.12, 2 Tm 4.7); “bom soldado”(2 Tm 2.3); “boa consciência”(1 Pe 3.16), mas “BONS AMIGOS” não encontrei. Quem sabe seja mesmo redundante chamar os amigos de bons. Mas nunca é demais nos monitorarmos para não sermos “maus amigos”.

“SÃO SEMPRE PRESENTES DE DEUS” “Nunca diga nunca” diz o ditado. E melhor é também nunca dizer “SEMPRE”. Por que, por vezes, falhamos. Estes radicalismos de fidelidade valem e podem ser assumidos somente por Deus. De nossa parte são apenas desejos, votos, compromissos, desafios que, com fé e firmeza em Deus, até podemos cumpri-los, alcançá-los. Mas Deus NUNCA nos abandona. “A sua misericórdia/O seu amor dura para SEMPRE.” (Sl 100.5). Deus SEMPRE dá um jeito de nos presentear com “anjos sem asas” (como minha esposa muito bem gosta de definir AMIGOS). E se Ele nos presenteia com BONS AMIGOS, noutros momentos e circunstâncias, somos nós que Ele “empacota” e nos coloca nos braços, colo, ao lado ou na outra ponta da gangorra de alguém (ou de “alguéns”). Se “é da vida” os “altos e baixos”, “é da vida” também estarmos prontos e dispostos para nos colocar no outro lado da gangorra de alguém a qualquer momento, fazendo, como PRESENTES DE DEUS, o contraponto, o equilíbrio.

OBRIGADO, NOSSOS BONS AMIGOS, PELO DIFÍCIL, MAS, AO MESMO TEMPO, GOSTOSO BALANÇO QUE VOCÊS ESTAM VIVENDO COM A GENTE.

10 comentários:

  1. Aí estao umas boas verdades!

    ResponderExcluir
  2. Bem, agora fiquei pensando: em qual categoria me enquadro: dos bons ou dos maus amigos? Creio que não importa muito o adjetivo. O que importa realmente é realizarmos "a" nossa missão: a de construir um mundo melhor, sendo o melhor que pudermos ser.
    Um abraço
    Alcir Bampi

    ResponderExcluir
  3. Oi mano:

    È isso mesmo... boa ilustração... a vida é uma gangorra. Que bom que as vezes somos nós que damos o impulso e outras vezes precisamos de um "embalo". Assim ninguém cansa...

    Entre a "boa lista" dos "bons/boas" ainda se podia acrescentar os "bons conselhos", especialmente em Provérbios.

    Um abraço.
    Heitor

    ResponderExcluir
  4. Compadre.....
    A visita a seu blog..devo mesmo não gosto muito de cp e ja mecho o dia todo que fora do trabalho prefiro fazer outra coisa.
    Tbm me avaliei sobre bons amigos ou maus.Mas realmente tu dizes que maus amigos não existem pois se são maus , ja não são amigos.
    Deixo uma palavra p/ voce
    2 corintios 4.17-18
    Deus nos permite que ,através da penumbra das preocupações diárias, tenhamos vislumbres do alvo da alegria eterna.
    Lucas 12.6-7
    Tudo que existe vive de Deus, e ninguém que vive é esquecido por Deus.
    Um abraço Ivani/Dari...Ha o teu compadre nem meche no CP.

    ResponderExcluir
  5. É incrível como nos momentos difíceis da vida, Deus nos surpreende com palavras de alento, sejam elas pronunciadas ao vivo, ou escritas num blog!!! A analogia da montanha russa é perfeita para meu momento.

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Incrível! Eu estava aqui em um momento de revolta com um site de compras coletivas e esta revolta estava me deixando mal. Quando eu parei para ler este post, sinceramente, me senti melhor e pude ver o quão pequeno era o que estava me fazendo ficar revoltada e o quanto fui uma "Mau amiga". Pois, por muitas vezes não me fiz presente suficientemente nas gangorras de meus bons amigos. Muito obrigada pela reflexão! Um grande abraço pra você e para toda a sua família!

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe sempre agradecia para alguns de meus amigos por estarem per to de mim ,ela se sentia tranquila, pois sabia como era importante ter amigos.Agora com meus filhos, ainda não agradeci aos seus amigos,mas fico feliz quando vejo que eles tem amigos.Suzi.

    ResponderExcluir
  8. Escutei certo dia que aquele ditado que afirma que a esperança nunca morre é porque ela já morreu a quase dois mil anos atrás e ressuscitou no terceiro dia. JESUS (João 15:13) é o amigo que nos levará sempre para cima nessa gangorra da vida, diferente de nós que falhamos e decepcionamos tanto nossos amigos. VeraH.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!
    Adiciono a esta analogia da vida, a comparação com o ceifar. Em alguns momentos o campo parece belo e florido, mas vem a ceifa e corta tudo. No entanto, se não houver esta ceifa o campo deixa de florir. Ou então fica com flores murchas e envelhecidas.
    Já a flor depois da poda renasce ainda mais bonita.
    Deus é o ceifeiro da nossa vida. E coloca os amigos como fonte de energia para nos manter vivos na caminhada. Amigos são amigos sempre, mesmo quando ausentes.
    Abraços, Gui Horst.

    ResponderExcluir
  10. Linda mensagem Pastor Evandro

    Amigos são para os bons e os maus momentos de nossa vida, e o senhor pode contar com nossa família sempre.
    Um abraço carinhoso.

    Ana

    ResponderExcluir